Albert Tibule Furcy de Lavault

Albert-Tibule-Furcy-de-Lavault Albert Tibule Furcy de Lavault

Albert Tibule Furcy de Lavault

Estamos sempre em busca de grandes artistas que marcaram de alguma forma, a história da arte. Conseguimos alguns fatos interessantes sobre o artista Albert Tibule Furcy de Lavault  e suas obras, confira.

 

Sobre o artista:

Marie-Albert-Tibule Furcy de Lavault nasceu em Saint-Genis (Charente-Inférieure), França, em 1847. Muito pouco se sabe sobre sua vida e influências. Ele estreou no Salão de 1880 com Fleurs de Printemps – Flores na primavera ( Spring Flowers ) e Natureza Morta ( Still Life ).

 

O artista manteve seu foco em retratar naturezas mortas, especialmente pinturas de flores. Em 1881, ele exibiu sua exposição Fleurs d’Automne (Autumn Flowers) e em 1883 exibiu chrysanthèmes (Crisântemos).
Apesar de não se ter muitas informações sobre o artista, acredita-se que ele era um pintor autodidata, e entre aos anos de 1882 e 1883 ele passou a ser listado nos catálogos de Salon como no Musée de la Rochelle, conquistando uma posição de curadoria no Museu. No entanto essa conquista, não alterou a sua arte, ele continuou a exibir naturezas mortas e pinturas de flores.

 

 

Curiosidade

Curiosamente, enquanto muitos artistas estabeleceram suas carreiras através de sucessivas exposições de Salão, a exibição final de Furcy de Lavault foi no Salão de 1890, apenas nove anos após sua estréia. Ele mostrou Fleurs d’Ete, panneau décoratif ( flores do verão, painel decorativo ). Talvez parasse de mostrar nos Salões porque já tinha atraído patronos suficientes para sustentar sua carreira, ou porque sua posição de curador no Museu ocupava a maior parte de seu tempo. Ele também pode ter reagido à natureza opressiva dos Salões, já que muitas exposições independentes abriram para os artistas.
Furcy de Lavault recebeu uma menção honrosa em 1888 no Salon de Fleurs et Fruits (flores e frutas) e também se tornou membro da Société des Artistes Français em 1887, participou ainda de exposições realizadas em Dijon.

 

xudozhnik_Albert_Tibule_Furcy_de_Lavault_06 Albert Tibule Furcy de Lavault
Obra de Albert Tibule Furcy de Lavault
xudozhnik_Albert_Tibule_Furcy_de_Lavault_09 Albert Tibule Furcy de Lavault
Obra de Albert Tibule Furcy de Lavault

 

 

Embora a maior parte da vida do artista seja um mistério, Furcy de Lavault permaneceu consistentemente focado em sua pintura de naturezas mortas e de flores, não sendo registrado outro tema apresentado pelo artista ao longo de sua breve carreira.

______________________________

Artigo: texto e produção – Elaine Castilho/Pincéis e Cores

Imagens: Pinturas do artista Albert Tibule Furcy de Lavault

Vídeo: Produção Pincéis e Cores

Fonte:
GALLERY INFORMATION Rehs Galleries ,Inc.
http://www.rehs.com/Albert_Tibule_Furcy_de_Lavault_Bio.html

Deixe uma resposta