É possível viver da arte?

-possível-viver-da-arte-Pincéis-e-Cores É possível viver da arte?

É possível viver da arte?

Você artista ou admirador, certamente já se fez essa pergunta em algum momento, não é mesmo?

Principalmente, para quem está no começo da carreira, encontrar muitas dúvidas e obstáculos é altamente normal, tendo em vista que qualquer carreira inicial é assim.

Artistas no Brasil

-possível-viver-da-arte-Pincéis-e-Cores... É possível viver da arte?

Em nosso país, o reconhecimento do artista ainda é um temido obstáculo, isso porque resiste aquela doutrina, onde artistas são comparados de forma ofensiva, a expressão “vagabundos”.

Infelizmente a evolução cultural não mudou certos fatores, essa mesma expressão era afiada em outras fases artísticas, sendo a mais conhecida forma em que muitos tratavam o grande artista holandês Vincent Van Gogh.

Tornar o nome reconhecido, desenvolver parcerias com excelentes galerias, ser apreciado internacionalmente, é com certeza um enorme desafio para o artista brasileiro.

Arte e amor

Muitos declaram, que a arte é um produto emocional, sentimental, um estado de espírito, por isso não tem preço e não pode ser vendido. Puro engano!

Na verdade, a arte é um transbordamento de essência, todo artista ao finalizar uma obra, entrega não apenas um produto e sim parte de si mesmo em detalhes coloridos como poesia na tela.

Este trabalho deve ser apreciado e avaliado com toda certeza, afinal, não se paga as contas, muito menos o material de trabalho, com amor, concorda?

O trabalhar por amor, está ligado a qualquer profissão no mercado de trabalho e nem por isso outros profissionais, aceitam como pagamento, elogios ou declarações afetivas, ou ainda abraços.

Por esta razão, devemos sim valorizar o trabalho do artista e não limitá-lo, ou estipular regras financeiras para suas obras.

Ser artista, vale a pena?

-possível-viver-da-arte-Pincéis-e-Cores.. É possível viver da arte?

Poderíamos responder essa pergunta de forma bem simples, com um singelo sim, no entanto vale a pena ressaltar, que todo ser humano nasce com uma característica de cunho profissional, ou seja, um artista certamente não conseguiria viver trancado em um escritório efetuando rotinas administrativas, pois tem em si uma alma livre, sendo assim, negar a sua própria vocação é também se render ao sistema social e ser apenas mais um em meio a multidão.

Empreendedorismo e o Artista

Significado do termo Empreendedorismo:

Significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a  criação de empresas ou produtos novos.

Empreender também é agregar valor,  reconhecer oportunidades e torná-las em um negócio lucrativo.

O artista pode e deve fazer uso dessas informações, buscando se adequar a esse novo modelo de negócios, gerando uma nova forma de apresentar seu trabalho e com isso alavancar sua carreira profissional.

Vale ressaltar que, quem se reinventa, abre novas possibilidades para sair da crise e do buraco financeiro.

Novas ferramentas

Sabemos que o conhecimento, é a chave para o sucesso de qualquer profissional, estar afiado, antenado com as inovações e saber como utilizá-las para o seu negócio, fará toda diferença.

O artista atual não deve se limitar as galerias físicas, ou as feiras locais e praças como é comum em muitos estados, embora a participação nesses ambientes sejam importantes, ele poderá criar um novo espaço para apresentação e apreciação do seu trabalho de forma virtual, ou seja, poderá criar um site, ou publicar seus trabalhos em redes sociais.

Viver da arte

-possível-viver-da-arte-Pincéis-e-Cores. É possível viver da arte?

Tudo é possível quando se tem vontade e determinação, não se deixe levar pelas críticas negativas, muito menos pelas dificuldades momentâneas.

Compreenda que viver da arte, é como viver por outra profissão, de igual forma será necessário estudar, praticar, aprimorar seus conhecimentos e desenvolver formas criativas para demonstração do seu trabalho.

Vale lembrar que o bom uso das ferramentas virtuais, poderá proporcionar um ciclo de boas possibilidades, portanto pesquise mais sobre como utilizar essas ferramentas de forma adequada.

Seja você um artista nacional independente e desfrute das boas vendas do seus trabalhos.

Considerações Importantes

Aqui em nosso site é possível adquirir o nosso E-book, totalmente gratuito e aprender a como divulgar seu trabalho usando o Facebook de forma orgânica (gratuita), confira o link logo abaixo.

Downloadgrátis-Ebook-PincéiseCores. É possível viver da arte?

 

Nossa intenção é apresentar formas que possam te ajudar a sair do ostracismo, vencer limitações e alcançar seus objetivos.

Nada é fácil, principalmente para quem não tem conhecimento, mas abrir a mente, buscar as informações certas e focar no que realmente importa, ou seja transformar seu trabalho em algo aceitável e vendável será o diferencial para o seu sucesso. Acredite em você e comece agora mesmo a desenvolver seu projeto.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários, ou escreva para gente usando a opção Contato em nosso menu de navegação.

Desejamos sucesso para sua vida e seus projetos!

 

 

Artigo: texto e produção – Elaine Castilho/Pincéis e Cores

Fotos: Pesquisadas no unplash

Deixe uma resposta