Inspiração – Bem Estar – Caminhada Apreciativa

caminhada-apreciativa-pinceis-e-cores Inspiração - Bem Estar - Caminhada Apreciativa

Caminhada Apreciativa-Inspiração-Bem-estar

 

Sabemos que o dia a dia consome muito do nosso tempo, com trabalho, família, excessos de responsabilidades.

Em fim somos bombardeados de ocupações todos os dias e não raramente estamos exaustos e sem ânimo para fazer alguma atividade, por mais que seja algo até relaxante, acabamos por optar por uma esticada no sofá, um programa na TV ou aquela espiadinha para saber as ultimas noticias da rede social favorita.

Minha proposta aqui não é falar de vida fitness ou indicar a melhor academia do momento, mas sim falar sobre uma caminhada e não daquelas que se usam fones de ouvido com músicas agitadas para ajudar no ritmo, e sim uma Caminhada Apreciativa.

 

pinceis-e-cores.caminhada-apreciativa Inspiração - Bem Estar - Caminhada Apreciativa

 

O que seria então uma caminhada apreciativa?

Vou contar uma experiência que vivi quando ainda era criança e creio que servirá como uma boa explicação e quem sabe até melhor do que a ajuda do dicionário. (risos)

Com toda certeza você também quando criança era mais curioso, mais interessado em aprender coisas novas e também era muito mais observador. Creio que seja assim com todos, ao menos deveria ser.

Tenho excelentes recordações da minha infância, adorava visitar o jardim que minha mãe cuidava com tanto capricho, ver o revoar das borboletas que pareciam lindas bailarinas leves e coloridas embelezando ainda mais as flores do jardim. O que dizer das joaninhas?

Insetos pequeninos e tão graciosos que aterrissavam nas folhas e flores e o espetacular beija flor que não se prendia ao tamanho das flores o importante era beijá-las e apreciar o seu mel.

O céu de um azul maravilhoso com algumas nuvens que mais pareciam algodão faziam um convite para deitar-se na grama e viajar na imaginação decifrando suas formas. Ao entardecer ainda tinha os vaga-lumes insetos que possuem luz de fato própria e iluminavam a plantação nas noites de primavera.

Momentos únicos e mágicos.

Verdadeiras riquezas que deveriam ser mantidas em todas as fases da vida, mas que com o passar dos anos somos ensinados a deixar de lado e seguirmos uma vida de forma mecanizada e padronizada.

caminhada-apreciativa.Pincéis-e-Cores Inspiração - Bem Estar - Caminhada Apreciativa

 

A vida tem riquezas e belezas que só podemos conhecer se soubermos como apreciar e é daí que vem o nosso Bem Estar.

 

Fazer uma caminhada apreciativa é não ter pressa, é passear em meio a jardins, parques, e até mesmo na praia, observar com detalhes, ou seja, simplesmente parar diante de uma árvore e observar quantos tons de verde ela tem e as flores?

Você sabia que uma flor pode ter muito mais que apenas três tons de cores?

O artista quando vai reproduzir uma paisagem deve observar os detalhes e isso fará uma enorme diferença em sua pintura e se para um artista apreciar a natureza é tão importante para aprendizado, imagina para quem precisa de uma terapia, ou de um relaxamento, quem sabe ainda de renovar as ideias?

caminhada-apreciativa.pinceisecores Inspiração - Bem Estar - Caminhada Apreciativa

O fato é que cada vez mais estamos aprisionados seja em nosso trabalho, na correria do dia a dia, faculdade, família, reuniões intermináveis e muitos apenas param quando uma doença o ataca.

Por que então não começar a tirar um pequeno tempo para apreciar o trajeto que faz todos os dias de casa para o trabalho? Mesmo nos grandes centros urbanos é possível ver cor, pessoas, céu, amor, carinho, compreensão, afeto e ainda se encantar com a alegria do canto dos pássaros, árvores coloridas, e muito mais!

Convido a você para experimentar pelo menos uma vez na semana, faça uma boa e deliciosa Caminhada Apreciativa e me conta depois como foi!

caminhada.apreciativa.pinceisecores.. Inspiração - Bem Estar - Caminhada Apreciativa

 

Bem estar é viver em paz consigo mesmo, é sorrir com ou sem motivo, é ter certeza que as fases ruins passam. Por isso podemos apreciar e valorizar os bons momentos, exercitar as boas lembranças, cuidando da alma, dos sentimentos e emoções e claro também do nosso físico.

Ter uma vida saudável não significa ter uma vida regrada e magra e sim ter uma vida bem vivida e feliz, cuide bem de você e assim terá forças para cuidar bem de quem você ama!

encerramento-410x101 Inspiração - Bem Estar - Caminhada Apreciativa

-Artigo: texto e produção – Elaine Castilho/Pincéis e Cores

– Imagens: Via Google e Unsplash/Editadas

Gostou deste post? Deixe seu comentário!

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

 

 

 

Deixe uma resposta