Vincent Van Gogh – Quarto em Arles

Capa-Vincent-Van-Gogh-Quarto-em-Arles..-1024x293 Vincent Van Gogh - Quarto em Arles

Vincent Van Gogh – Quarto em Arles

 

É sempre motivo de alegria, falar sobre Vincent Van Gogh ou suas obras, como a pintura “Quarto em Arles”. Neste artigo selecionamos alguns detalhes importantes, que vale a pena você conferir!

 

12348136_1008225952576547_1811828281375311507_n Vincent Van Gogh - Quarto em Arles

Vincent Van Gogh

Artista nascido em 1853 em Zundert/Holanda, teve uma vida marcada por fases difíceis e foi completamente incompreendido pela sociedade. Embora nascido em um lar de classe média alta, Vincent não conquistou os holofotes da época. Trabalhou como negociante de artes, foi professor e a partir de 1879 tornou-se missionário em uma região de mineração na Bélgica, esta foi uma  fase muito difícil, onde Vincent conheceu e viveu a dor do próximo como sendo dele mesmo. Ainda nesta fase, o artista começou a fazer seus primeiros esboços, retratando os moradores da região.

Em março de 1886, Vincent mudou-se para Paris, onde conheceu o impressionismo e os impressionistas franceses. Van Gogh fez da França seu novo lar e na cidade de Arles, realizou grandes e expressivas obras de arte. O artista faleceu em Auvers-sur-Oise no ano de 1890.

 

Quarto em Arles

Esta obra é uma das nossas favoritas e falar sobre ela, nos enche de emoção.

A obra intitulada, “Quarto em Arles”, é uma das pinturas mais famosas do artista Van Gogh. O artista retratou o quarto alugado por ele, numa pensão em Arles, conhecida como Casa Amarela, também eternizada pelas mãos de Vincent.

 

Quarto-em-Arles-1ª-versão-1888-Museu-Van-Gogh-744x590 Vincent Van Gogh - Quarto em Arles
Vincent Van Gogh-Quarto em Arles (1ª versão, 1888) Museu Van Gogh

 

Em 1880 a primeira pintura era apresentada, tratava-se de uma obra rica em cores e detalhes, como poderá ser apreciada logo abaixo.

 

Quarto-em-Arles-2ª-versão-Setembro-1889Art-Institute-of-Chicago-744x580 Vincent Van Gogh - Quarto em Arles
Vincent Van Gogh-Quarto em Arles (2ª versão, Setembro 1889)Art Institute of Chicago

 

Atendendo ao pedido do irmão Theo, o artista fez uma cópia da pintura em 1889, porém a mesma não era exata. O assoalho aparecia com mais ênfase nas fendas, os tons mais escuros e dois porta-retratos na parede apresentavam diferenças.

 

Quarto-em-Arles-3ª-versão-Final-de-Setembro-de-1889-Musée-dOrsay-744x577 Vincent Van Gogh - Quarto em Arles
Quarto em Arles (3ª versão) Final de Setembro de 1889, Musée d’Orsay

 

Uma terceira versão da pintura “Quarto em Arles”, foi produzida também em 1889, nesta pintura é possível perceber tonalidades escuras, certas inclinações e diferenças nos personagens expostos nos quadros na parede.

 

Qual seria o significado desta obra? 

Esboço-de-uma-carta-para-Paul-Gauguin Vincent Van Gogh - Quarto em Arles
Esboço de uma carta para Paul Gauguin – Vincent Van Gogh

Embora muitos tentem encontrar uma resposta sobre o motivo pelo qual, Van Gogh teria produzido três quadros com diferentes emoções visuais. Fica nítido através das palavras do artista, que o mesmo desejava passar uma sensação de tranquilidade e bom repouso.

Como podemos perceber nas linhas escritas por Vincent ao seu irmão Theo:  

“Desta vez é simplesmente um dormitório; só que a cor deve predominar aqui, transmitindo, com a sua simplificação, um estilo maior às coisas, para sugerir o repouso ou o sono. Em resumo, a presença do quadro deve acalmar a cabeça, ou melhor, a imaginação. As paredes são de um violeta pálido. O chão é de quadros vermelhos. A madeira da cama e das cadeiras é de um amarelo de manteiga fresca; o lençol e os travesseiros, limão verde muito claro. A colcha é vermelha escarlate. O lavatório, alaranjado; a cuba, azul. As portas são lilases. E isso é tudo – nada mais neste quarto com as persianas fechadas. O quadrado dos móveis deve insistir na expressão de repouso inquebrantável. Os retratos na parede, um espelho, uma garrafa e algumas roupas. A moldura – como não há branco no quadro – será branca.”

– Van Gogh

 

 

 

Curta, Comente, Compartilhe sempre Pincéis e Cores!

 

_______________________________

Artigo: texto e produção – Elaine Castilho/Pincéis e Cores

Colaboração: Tema – Luciano Domingues

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quarto_em_Arles

Imagens: Pinturas e esboço – Vincent Van Gogh

 

Deixe uma resposta