Vincent Van Gogh

capa-Vincent-Van-Gogh-Pincéis-e-Cores-744x210 Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

Este é um simples artigo. Através dele, esperamos despertar a sede de conhecimento e o desejo por um excelente tema a ser estudado.

 

Van Gogh era um homem de alma livre, um grande sonhador, um ser humano incrível, além de brilhante artista. Suas obras, demonstram fortes emoções, profunda percepção de detalhes e como o próprio Vincent dizia, “eu sonho minha pintura, e então eu pinto o meu sonho”.  

Ao ler trechos das cartas, trocadas entre Vincent e seu irmão Theo, podemos nos embriagar com a lucidez cativante do artista.

Cada linha descreve, o medo, a frustração, os sonhos, a vontade de ser melhor. Qual ser humano não passou ou passa pelo que Vincent vivenciou?

O artista nunca foi um deus para ser diferente, porém precisou viver como um, para fazer a diferença. Dito isto, não o colocamos em um altar, nem prestamos a ele adoração. Indicamos apenas que um ser humano é, tanto limitado, quanto frágil em suas emoções. Como um homem poderia suportar toda uma pressão social, além de familiar, se não desbravar sua própria essência e se permitir viver ao invés de tão somente existir?

“ A partir do momento que nos esforcemos em viver sinceramente, tudo irá bem, mesmo que tenhamos inevitavelmente que passar por aflições sinceras e verdadeiras desilusões; cometeremos provavelmente também pesados erros e cumpriremos más ações, mas é verdade que é preferível ter o espírito ardente, por mais que tenhamos que cometer mais erros, do que ser mesquinho e demasiado prudente. É bom amar tanto quanto possamos, pois nisso consiste a verdadeira força, e aquele que ama muito realiza grandes coisas e é capaz, e o que se por amor está bem feito.”

Vincent Van Gogh

 

Quando a alma é generosa, nem sempre é bem quista.

Van Gogh não olhava o mundo como os demais, sua postura chocava a sociedade. Foi duramente repreendido pelo próprio pai, Theodorus Van Gogh e considerado por muitos um louco vagabundo.

Vincent, viveu como um pássaro preso em uma gaiola, seus sonhos o impulsionava a voar, enquanto suas obrigações perante a sociedade o mantinham em cativeiro. Fez de tudo para ser aceito, tanto pelo pai, quanto pela sociedade . Sofreu muito por ser incompreendido, mesmo com toda ajuda fornecida por seu irmão e amigo Theo, não conseguiu ter a liberdade que tanto buscava. Vincent faleceu aos 37 anos e em vida vendeu um único quadro, chamado:  “Vinhedo Vermelho” ou “A vinha Encarnada”(foto abaixo). Obra concluída em 1888 e vendida por seu irmão Theo, no valor de 400 francos, para a artista impressionista Anna Boch, irmã de Eugène Boch, também pintor impressionista e amigo de Vincent Van Gogh.

Obra-de-Vincent-Van-Gogh-Vinhedo-vermelho-1888 Vincent Van Gogh
Obra de Vincent Van Gogh – Vinhedo vermelho 1888

 

Canto de Liberdade

 

A essência notada e homenageada.

No azul profundo as estrelas eram cintilantemente esverdeadas, amarelas, brancas, cor-de-rosa, de um brilhante mais vítreo do que em casa – mesmo em Paris: chame-se-lhes opalas, esmeraldas, lápis lazúli, rubis, safiras. Certas estrelas são amarelo-limão, outras têm um rubor rosa, ou um verde ou azul ou um brilho que não se esquece. E sem querer alongar-me neste assunto torna-se suficientemente claro que colocar pequenos pontos brancos numa superfície azul-preta não basta.

Vincent van Gogh

 

Hoje o grande Vincent Van Gogh é reverenciado, reconhecido por seu brilhante trabalho, sua generosidade e sabedoria. Um homem que ficou marcado na história e que ainda se ouvirá falar em gerações futuras.

 

A arte abraça tudo que somos e o que nos permitimos demonstrar.

 

O artista deixou um belo legado, tanto por suas impressionantes pinturas, quanto pelas cartas endereçadas ao seu irmão Theo.  Uma verdadeira relíquia para quem ama a arte e a vida.

 

“Andei por esta terra durante trinta anos e, por gratidão, quero deixar alguma lembrança.”

Vincent van Gogh

_______________________________________

Artigo: texto e produção – Elaine Castilho/Pincéis e Cores

Fotos: Obras do artista Vincent Van Gogh

Vídeos: Produção Pincéis e Cores-Inscreva-se em nosso Canal!

Deixe uma resposta